O que é Encceja? Tudo o que você precisa saber sobre a prova!

Um dos métodos mais conhecidos para a formação de jovens e adultos no ensino médio e fundamental é o Encceja. Esse programa, basicamente, irá levar um diploma para aqueles que fizerem as provas. Esteja ciente disto no momento em que desejar fazer. É necessário fazer a prova e tirar uma certa pontuação.

O sistema funciona de forma bem simples. Imagine que uma pessoa de 30 anos não terminou nem mesmo o primeiro ano do ensino médio. Pois bem, com esse recurso é possível para o candidato conseguir terminar todos os anos que deve estudar em apenas poucos passos. É bastante interessante para quem deseja terminar seus estudos de maneira rápida.

De toda forma vamos aprender aqui, um pouco sobre tudo isto, mostrando que é possível fazer uma boa prova com facilidade e que a inscrição não é algo complicado de ser feito. Visto isto, vamos agora ver tudo possível sobre o Encceja.

Como se inscrever?

Para poder começar a Encceja inscrição é fundamental que esteja no site do INEP e já tenha um cadastro lá. Veja bem, porque apesar de ser simples, nesse caso, deve preencher duas fichas de cadastro. Uma é necessária para o INEP e a outra para participar do Encceja.

O participante deve cadastrar alguns dados pessoais na plataforma, como CPG. Alguns dos outros documentos que devem ser levados são:

  • RG e Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (em certos casos).

Com isto em mãos já poderá dar entrada ao seu pedido, estando ciente, é claro, que a data para aplicação da prova pode demorar um pouco para acontecer.

Que dia é realizada a prova do Encceja?

Geralmente a prova é aplicada no segundo semestre do ano, muitas vezes no mês de agosto. Essa é uma data que pode variar bastante conforme se passa os anos. O processo de 2020 aconteceu em 29 de agosto, por exemplo, quase no último mês do ano.

Encceja

Na hora de fazer a prova, como acontece com diversos outros processos, o candidato deve chegar antes da hora para não perder a oportunidade, está atento a isto muda completamente o rumo da nota que receberá, já que no momento em que estiver fazendo-a, deve estar focado o suficiente.

Como estudar para a prova?

A matéria é assunto do ensino fundamental ou médio, portanto não é algo tão complicado de achar, até mesmo na internet. Se possui alguma dificuldade, no entanto, procure um curso que possa te ajudar.

Na maior parte do tempo os cursos são vantagens grandes e podem ser bem elaboradas buscando também um aprendizado fora dele.

Não se preocupe, nele não será necessário “dar conta” de 3 ou 5 anos de estudos, te ensinaram o necessário para que possa passar na prova! Geralmente duram cerca de 6 meses, com pequenas variações.

Encceja completo: resultado das provas

Se não sabe quando sai o resultado das provas, entenda que principalmente agora, os resultados podem demorar um pouco para sair. Geralmente não demorava mais que um mês, mas tenho a noção que agora tudo pode mudar.

O Encceja de 2020 e 2021 está aí para provar as possibilidades que se tem. Em 2020, por exemplo, as aplicações tiveram que contar com estratégias de isolamento social, para não prejudicar o público que iria realizar a prova.

O Encceja é um ótimo programa para quem deseja ir do 0 ao 50% rapidamente. Existem muitas oportunidades de cursos que podem ser feitos para ajudar no processo, mas é sempre importante estar estudando.

Não se esqueça que não passar na prova não é algo para levar para a vida toda, se esforce e tente novamente no ano que vem. A questão aqui é que, se concluiu o ensino médio no momento certo, ou se fez uma prova para passar, nada muda seu potencial.

Esteja pronto para a prova no dia correto, receberá essa informação no site do INEP, confira também onde será realizada a prova, visto que em determinado momento é necessário observar para onde o sistema “mandou você”. É sempre um local perto da sua localidade, mas na dúvida, tente estabelecer isto melhor!

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *